Por: Filipe Andrade
Os benefícios do INSS para quem tem câncer podem garantir suporte financeiro para pacientes que enfrentam essa doença grave.
A Previdência Social concede auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e benefício assistencial para aqueles que preenchem os requisitos necessários. Entender os direitos é essencial para garantir o acesso aos benefícios previdenciários.
Muitas pessoas se perguntam se o tipo de câncer influencia na concessão da aposentadoria. O que determina o direito ao benefício não é a doença em si, mas sim a gravidade da condição e seu impacto na capacidade de trabalho.
Para obter a aposentadoria por invalidez, o paciente deve comprovar incapacidade total e permanente para o trabalho. Além disso, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
Veja também:
Quando a incapacidade é parcial ou temporária, a aposentadoria por invalidez não é concedida, mas o segurado pode ter direito ao auxílio-doença.
Os segurados com câncer podem ficar em dúvida sobre qual benefício é mais adequado para sua situação. A principal diferença entre o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez é a natureza da incapacidade.
Para obter qualquer um desses benefícios, é fundamental apresentar documentos médicos detalhados e passar por uma perícia médica do INSS. Caso um paciente comece recebendo auxílio-doença e sua incapacidade se torne permanente, é possível solicitar a conversão para aposentadoria por invalidez.
Os segurados do INSS normalmente precisam contribuir por 12 meses antes de ter direito a benefícios por incapacidade. No entanto, em casos de doenças graves, como o câncer, essa carência pode ser dispensada.
A isenção de carência significa que, mesmo com poucas contribuições, o segurado pode ter direito ao auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez.
Para solicitar essa isenção, é necessário apresentar:
Para dar entrada na aposentadoria por invalidez, o segurado deve apresentar documentos que comprovem sua condição de saúde e histórico previdenciário:
O pedido pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo site/aplicativo Meu INSS.
Sim, em alguns casos. O adicional de 25% é concedido aos aposentados por invalidez que necessitam de assistência permanente.
Se o paciente de câncer tiver limitações graves que impeçam atividades diárias, como se alimentar ou higienizar-se, pode solicitar esse adicional. Ele é aplicado independentemente do valor da aposentadoria.
Além dos benefícios por incapacidade, pacientes com câncer podem ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Esse benefício é destinado a pessoas que:
A comprovação é feita por meio de perícia médica e avaliação socioeconômica.
A concessão dos benefícios depende da perícia médica do INSS, que avalia a incapacidade do segurado. O paciente deve apresentar toda a documentação médica disponível no dia da perícia.
Se o resultado for negado, o segurado pode entrar com um recurso administrativo ou procurar a Justiça.
Para garantir os benefícios do INSS para quem tem câncer, é essencial:
Se você ou um familiar está enfrentando o câncer, não deixe de buscar seus direitos junto ao INSS. Esses benefícios são fundamentais para garantir qualidade de vida durante o tratamento.
Como consultar FGTS pelo CPF: Veja o passo a passo
Pensão por morte no INSS: Veja quem e como pedir a revisão
Mensalidade do Bolsa Família aumentou em fevereiro. Veja quanto
Benefícios do INSS para quem tem câncer. Veja quais são
Caixa Tem facilita acesso e lança novas funções
Carteira de motorista social 2025: Veja mais informações
BPC 2025. Saiba se você tem direito ao benefício
Como conseguir o Auxílio Doença em 2025: Saiba os detalhes
Cartão do idoso: Saiba o que é e quais o benefícios
Como consultar saldo FGTS. Veja aqui o passo a passo
Copyright 2025 Na Mídia Brasil - Todos os direitos reservados